Sugestões de Leitura - 5 de outubro Dia da Implantação da República


"São muitas as perguntas que colocamos quando se fala do 5 de outubro de 1910. Será que saberemos o que é uma república? Qual é a diferença entre a república e a monarquia? (...) Como é que nasceu o hino nacional? Como é que se escolheu a nova bandeira portuguesa?"...







"Neste livro, José Jorge Letria relata os acontecimentos ocorridos nesse dia e nos que se lhe seguiram... A personagem central desta narrativa é um rapaz de Lisboa, cujo pai esteve entre os civis e os militares que (...) garantiram o triunfo dos revoltosos e do projeto republicano."






"É um conjunto de sete histórias cujas personagens principais, falando na primeira pessoa, são objetos carregados de simbologia: Eu, o mapa cor-de-rosa; Eu, a bala; Eu, a bandeira branca; Eu, a coroa real; Eu, o navio de guerra; Eu, o iate real; Eu, a varanda."





"Há precisamente 100 anos, a 1 de fevereiro de 1908, desembarcavam em Lisboa o rei D. Carlos, a rainha D. Amélia e o príncipe D. Luís Filipe, de regresso de umas férias em Vila Viçosa. Sem o saber, a multidão que se juntara no Terreiro do Paço, para assistir ao cortejo real, estava prestes a presenciar um momento dramático."
É com palavras de um menino de dez anos que ficamos a conhecer o dia que vai desencadear o fim da monarquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário