Natal - 25 de Dezembro

O dia de Natal é a 25 de Dezembro, data escolhida para comemorarmos o nascimento do Menino Jesus.
A época do Natal são os dias que antecedem esta data e os dias seguintes até ao dia de Reis, a 6 de Janeiro.

Como surgiu o Natal?
Antigamente, os povos festejavam o solstício (sol + sistere = sol que não se mexe) de inverno que ocorre por volta de 21 de dezembro. Neste dia, a noite é a mais longa do ano. Por isso, os povos festejavam esta posição do Sol.
Após o nascimento de Jesus Cristo, os povos cristãos quiseram comemorar esta data, mas não sabiam em que altura do ano Jesus tinha nascido. Apenas sabiam que tinha sido numa noite muito fria. Por isso, substituíram as festas ao Sol pela festa de Natal – a festa do nascimento de Jesus. E escolheram o dia 25 de dezembro.

Como nasceu Jesus?
Na Bíblia, o principal livro dos cristãos, ficamos a saber que Deus estava tão triste por os homens serem tão maus uns para com os outros que resolveu enviar o seu Filho, Jesus, à terra. Jesus iria nascer como uma criança normal. Maria seria a sua mãe e José, o seu pai.
Jesus vinha ensinar os Homens a preferirem praticar o bem em vez do mal e a dar a conhecer Deus, seu Pai.

Quando Jesus estava para nascer, o pai adotivo de Jesus, José, teve de se deslocar com a esposa, Maria, à cidade de Belém. O casal não encontrou quem os recolhesse em sua casa, por isso afastaram-se da cidade e foram para o local onde os pastores da região recolhiam as suas ovelhas.

Lá encontraram uma gruta só com animais e, nessa gruta, Jesus nasceu.


Nesse momento, no céu surgiu uma estrela. Essa estrela já tinha sido vista por três reis (os Reis Magos) que gostavam de estudar o céu e os seus astros e resolveram segui-la, pois acreditavam que aquela estrela era um sinal de que algo de muito importante estaria a acontecer.

Quando o Menino Jesus nasceu, os anjos anunciaram com alegria aos pastores das redondezas que o Salvador tinha nascido: Jesus. Os pastores foram visitar o menino e ofereceram aos pais o que traziam consigo.
Os três Reis Magos, que seguiram a estrela de Belém, foram os últimos a visitar Jesus e levaram consigo ricos presentes.

Qual é a origem da palavra “Natal”?
“Natal” pode ser um adjetivo ou um nome.
Como adjetivo, “natal” é uma palavra que diz respeito ao nascimento, por exemplo, “A minha cidade natal é Braga” ou seja, “A cidade onde nasci é Braga”.
Como nome, “Natal” já significa a festa cristã que comemora o nascimento do Menino Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário