No dia 14 de fevereiro, comemora-se o Dia de São Valentim a quem associamos o Dia dos Afetos, Dia dos Namorados ou Dia da Amizade como entendamos melhor.
Para saberes mais quem foi São Valentim, entra AQUI.
Esta tradição não é portuguesa, no entanto os portugueses são um povo muito afetivo e emotivo, por isso gostamos desta data.
No Minho, associamos este dia aos Lenços dos Namorados, artesanato minhoto que tem sido muito divulgado devido à sua beleza e originalidade.
Os lenços dos namorados surgiram nos séculos XVII e XVIII. Bordados pelas senhoras como peça decorativa, mais tarde serviram para as raparigas do povo atraírem o seu namorado.
Depois de bordado, o lenço chegava ao namorado ou conversado. Se este aceitasse namorar, usava o lenço no casaco, ao pescoço ou no chapéu; se não estivesse interessado no namoro, o lenço voltava às mãos da rapariga.
Os lenços transmitiam o sentimento da rapariga pelo rapaz, assim ela bordava símbolos amorosos (flores, pássaros e outros) e versos de amor.
Os versos de amor são uma prova do nosso património oral, pois os versos surgiam escritos no pano tal como o povo falava na época, estavam cheios de erros ortográficos que hoje é uma delícia ver.
Esta tradição portuguesa é uma das mais belas e é, com todo o mérito, que está a ser amplamente divulgada no nosso país e no estrangeiro. Estes desenhos maravilhosos estão a ser utilizados em artes decorativas diversas.
Também tu podes inspirar-te nesta arte para fazer os teus desenhos e trabalhos. Eis alguns exemplos:
Sem comentários:
Enviar um comentário