"Primeiros Socorros" - Ação de sensibilização e formação prestada pelo INEM - 31 de janeiro


No dia 31 de janeiro, tivemos na nossa escola uma atividade muito especial.
Os nossos meninos necessitavam de ter conhecimentos sobre “Primeiros Socorros”. E quem nos veio visitar? O próprio INEM, pois claro!

Com o apoio do Centro de Saúde de Ínfias, recebemos os operacionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) da nossa cidade e vieram bem “acompanhados”...

Os alunos distribuíram-se em grupos e foram contactando com os vários formadores que se encontravam em locais diferentes da escola.
  • Na biblioteca, os alunos puderam assistir a alguns filmes e a PowerPoints sobre o funcionamento do INEM, quais os serviços e os meios de que dispõe para prestar assistência médica pré-hospitalar a quem necessita:
   - Centro de Orientação de Doentes Urgentes - CODU, 
   - Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar - CODU-MAR, 
   - Centro de Informação Antivenenos - CIAV, 
   - Sub-Sistema de Transporte de Recém-Nascidos de Alto-Risco, 
   - Motas de Emergência
   - Ambulâncias de Suporte Básico de Vida - SBV, 
   - Ambulância Suporte Imediato de Vida - SIV, 
   - Viatura Médica de Emergência e Reanimação - VMER, 
   - Helicópteros de Emergência.
  • Ainda na biblioteca:
-  o formador deu conhecer o conceito de Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), designadamente, quais as entidades que colaboram neste Sistema e quais as competências de cada uma dessas entidades: INEM, Bombeiros, PSP, GNR, Cruz Vermelha, Unidades de Saúde.
- também deu a conhecer a melhor forma de ativar os serviços de emergência médica em caso de acidente ou doença súbita, designadamente, ligando 112 Número Europeu de Emergência e prestando todas as informações que sejam solicitadas.
  • Na zona do refeitório da escola, os formadores ensinaram os alunos como prestar primeiros socorros:
- dois alunos, colaboraram com os profissionais de saúde na demonstração.
- com a ajuda de manequins, os formadores prestaram informações, fizeram demonstrações e os próprios alunos treinaram a reanimação.

  • No exterior, as crianças visitaram uma ambulância, uma VMER ( Viatura Médica de Emergência e Reanimação) e uma mota. Em cada um dos veículos receberam novas informações e explicações sobre os meios e equipamentos utilizados no socorro a doentes e acidentados.

O entusiasmo dos alunos com esta atividade ficou registado nas suas expressões de interesse, admiração, curiosidade, animação e alegria.  Ora reparem:



Para obteres mais informações, consulta o sítio do INEM, Clica aqui


Se queres aprender mais de uma forma divertida, Entra Aqui



A professora bibliotecária em nome de toda a comunidade escolar agradece a especial disponibilidade da equipa de operacionais do INEM na realização deste evento, bem como ao Centro de Saúde de Ínfias que estabeleceu os contactos necessários.

Comentários