Dia Mundial da Poupança - 31 de outubro

O Dia Mundial da Poupança é dedicado à reflexão sobre como gerir o nosso dinheiro.

O que significa a palavra "gerir"? 

"Gerir" significa saber aplicar, saber utilizar.

Podes pensar que, como és criança, não precisas de saber gerir dinheiro. Nada mais errado!

Ora, repara. Quando vais ao supermercado e pedes algo aos teus pais, já estás a fazer parte da gestão do dinheiro em casa. Pois, se queres algo, esse algo custa dinheiro. E os teus pais têm de ir buscar esse dinheiro a algum lado.

Quando os teus pais te respondem que não podem, muitas vezes tu não acreditas. E até chegas a responder: "Então, em vez daquilo, leva isto!" E não entendes por que motivo continuam a responder que não.

Como vez, não podes ignorar alguns conhecimentos sobre o dinheiro, só assim conseguirás perceber as decisões dos teus pais sobre gastos e como podes contribuir para os ajudar.

Além disso, certamente que já ouviste dizer: "Anda por aí uma grande crise!"; ou "Não posso, por causa da crise!"; ou  "O dinheiro não chega para tudo!"; ou ainda "Está tudo muito caro!"; ou até "Antigamente podíamos, agora, não!"

É difícil para ti entenderes estas frases não é? No entanto, todos os adultos as dizem  porque é verdade.

O que significa a palavra "crise"?

Primeiro - Quando se fala em crise, de que estamos a falar? Normalmente, referimo-nos à crise económica, ou seja, à falta de dinheiro.

Segundo - Então, porque há agora falta de dinheiro e há mais desemprego? Olha, quanto a isso, se perguntares a muitos adultos, quase todos eles te vão dar respostas diferentes. A verdade é que há várias opiniões e não haverá solução rápida para este problema que envolve muitos países.

Por isso, o melhor que podemos fazer é aprender um pouco mais sobre este assunto e sobretudo aprender a POUPAR.  Aprende então com o Guito a  "Gerir e poupar".






Sem comentários:

Enviar um comentário