Vasco da Gama dobra o Cabo da Boa Esperança em 1497 - 22 de novembro

Vasco da Gama
No ano de 1497, a 22 de novembro, o capitão-mor Vasco da Gama encontra-se em águas muito perigosas e turbulentas. Procura o caminho marítimo para a Índia. No local onde se encontra, muitos barcos naufragaram, muitas vidas se perderam. Ele e os seus marinheiros, cerca de 170 homens, também temem não regressar à pátria.

Vasco da Gama está a navegar ao largo do Cabo da Boa Esperança, anterior Cabo das Tormentas. Este nome não lhe foi posto em vão, pois durante muitos anos ninguém conseguiu dobrá-lo. 
Cabo da Boa Esperança
A vermelho o Cabo da Boa Esperança

Bartolomeu Dias
Só em 1488, Bartolomeu Dias conseguiu realizar esse feito pela primeira vez. Em Portugal todos se alegraram. Assim poderia ser possível chegar, por terra, à Índia, terra das especiarias, ouros e pedras preciosas.
Nau

Vasco da Gama conhecia a fragilidade da sua nau, a São Gabriel, mas sabia que podia contar com fortes e corajosos marinheiros. Ele não estava só, mais duas naus tinham resistido à viagem: a S. Rafael do seu irmão Paulo da Gama e a Bérrio de Nicolau Coelho. 

Estes três navegadores têm de: enfrentar os seus medos; transmitir confiança aos seus homens; conseguir que as suas tripulações não se revoltem contra a falta de alimentos e o aparecimento de doenças; motivar os marinheiros para irem além das suas forças e capacidades. E de facto conseguem-no!

Sem máquinas, sem eletricidade, sem computadores e com fracas embarcações alcançam o impensável para os nossos dias - ultrapassar as fraquezas do ser humano! 

Cronologia da viagem:
Caminho marítimo para a Índia
a 8 de julho de 1497, Vasco da Gama parte de Lisboa;
a 22 de novembro 1497, dobra o Cabo da Boa Esperança, o seu principal obstáculo;
a 20 de maio de 1498, a expedição portuguesa chega à Índia;
a 12 de julho de 1499, regressa a Lisboa a primeira nau da expedição, a Bérrio de Nicolau Coelho.

Na atual África do Sul, a sul da Cidade do Cabo, situa-se o já referido Cabo da Boa Esperança.


Sobre Vasco da Gama e a sua viagem à Índia, vai à página  do nosso blogue "Recursos de Estudo do Meio - História". Lá encontrarás mais sítios da internet sobre este tema.





Sem comentários:

Enviar um comentário