Dia Nacional da Cultura Científica - 24 de novembro


No dia 24 de novembro, celebrou-se o Dia Nacional da Cultura Científica. Esta comemoração foi escolhida para este dia, porque assinala o dia do nascimento de um grande nome da ciência, da cultura e da educação em Portugal, Rómulo de Carvalho, mais conhecido pelo nome literário António Gedeão.

A obra de Rómulo de Carvalho é vasta e abarca temas da ciência e da cultura. Várias são os livros editados, entre os quais literatura dedicada aos jovens que podes encontrar AQUI, entre outras informações sobre esta personalidade da cultura portuguesa.

No vídeo que se segue, António Gedeão (Rómulo de Carvalho) é o autor de um belíssimo poema sobre o sonho, chama-se Pedra Filosofal
António Freire transformou o poema numa das canções portuguesas mais maravilhosas e inspiradoras de todos os tempos.

Nos versos seguintes, "Sempre que o homem sonha, o mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos de uma criança", António Gedeão quer dizer: tudo o que o homem criou, primeiro pensou, primeiro sonhou, por isso ele tem razão :"O sonho é que comanda a vida".

E que bom é sonhar!... 
Vê e ouve com atenção o vídeo.




Para comemorar este dia, colocamos novo material na nossa página "Recursos de Estudo do Meio - Ciência".
São vários vídeos sobre experiências SUPER-FANTÁSTICAS que deves fazer, SEMPRE COM A AJUDA DOS TEUS PAIS, e vais ver que também eles vão ficar entusiasmados.

Lá podes encontrar truques de física e de química que vão fazer pasmar os teus amigos!  Até receitas fáceis de cozinha que vão deliciar a família!...Clica AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário